• Notícia FM

Americana reduz em 36% índice de perda de água em parte da rede

Pouco mais de um ano após o início da atuação da empresa Accell, antiga Itron, em Americana, o índice de perdas de água tratada nas redes da região dos bairros São Luiz, Colina, Mirandola e Boer caiu 36%, de acordo com informações da companhia. Diante dos resultados, o contrato firmado entre DAE (Departamento de Água e Esgoto) e empresa em julho do ano passado no valor de R$ 1,2 milhão para 12 meses foi prorrogado até janeiro de 2021 por mais R$ 270 mil.

Com sede em Americana há quatro décadas, a Itron mudou de nome ao longo do contrato, passando a se chamar Accell. Ela foi contratada pelo DAE para fazer o monitoramento, controle e manutenção de partes do sistema de distribuição de água abastecidos pelos reservatórios R10 e R11, que atendem os bairros citados.

De acordo com informações da empresa, quando o trabalho começou, nessa região, o índice de perdas de água era de 72%, caindo, ao longo de 12 meses, para 46%, que significa uma redução de desperdício de 63,5 milhões de litros de água por mês.

Para atingir essa melhoria na rede, a empresa adotou uma série de recursos tecnológicos, entre eles o monitoramento de vazão e pressão com uso de software em nuvem, com vistas, estudos, quantificação, elaboração e execução de um plano de ação para o combate a perdas.


Foram instalados cerca de 20 sensores de pressão na rede de distribuição, que possuem transmissão de dados via celular, além de medidores de vazão e sistemas de controle inteligente de válvulas redutoras de pressão. De acordo com a Accell, a pressão elevada é o que costuma causar rompimentos e vazamentos. Por isso, então, é que o foco foi o controle dessa pressão.

Na prática, a tecnologia da empresa reduz a pressão a níveis seguros para a rede, sem afetar o abastecimento. Ao mesmo tempo, de acordo com a Accell, os sistemas implantados geram alertas quando algum comportamento anormal ocorre, indicando o surgimento de novos vazamentos, que são informados para o DAE para que as equipes façam os reparos necessários.


Também de acordo com a Accell, em agosto, o contrato foi prorrogado, sendo mantidos o monitoramento dos setores de distribuição; as análises para determinar as ações de combate às perdas de água; e a instalação de registros na rede com o objetivo de isolar uma área para ser controlada por uma válvula reguladora de pressão com sistema de controle inteligente e automático. O trabalho seguirá até janeiro na região dos reservatórios R10 e R12.

A reportagem questionou o DAE sobre o trabalho realizado na rede pela Accell e a autarquia confirmou a renovação do contrato e informou que “todos os equipamentos de macro e micro medidores foram devidamente instalados” e que os técnicos estão monitorando o sistema “para que sejam medidos os resultados específicos”.

ASSUNTO É O MAIS DEBATIDO NA CAMPANHA 

Alvo de tentativas de concessão em 2017, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana está na boca dos candidatos e candidatas à prefeitura. Há quem coloque a concessão como bandeira de mandato, como o tucano Rafael Macris (PSDB), e outros terminantemente contra, como a petista Lurdinha Ginetti.

A verdade é que o tema é polêmico e tem aparecido nas publicações dos postulantes ao cargo máximo do Executivo com frequência e, diante dos últimos episódios de falta d’água registrados na cidade, também tem sido alvo de debates entre a população.

Outro ponto que aumenta a polêmica sobre o tema é que, tal medida, tida por alguns como a solução para os problemas, e por outros como o fim de um patrimônio público, não caberá somente ao novo prefeito ou prefeita da cidade, já que para efetuar a concessão dos serviços é preciso alterar a Lei Orgânica do Município, ação que necessita de autorização dos vereadores. Fonte: Jornal Todo Dia

2 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS