• Notícia FM

Americana: represa Salto Grande começa a ser rebaixada na terça

O rebaixamento da represa de Salto Grande, em Americana, terá início terça-feira (22). A prefeitura começa o processo para rebaixar aproximadamente dois metros da represa e limpeza. A operação deve durar 60 dias e a intenção é realizar o deprecionamento da represa anualmente. O rebaixamento elimina os aguapés e ajuda a despoluir a represa.

As informações foram reveladas nesta quinta, durante a sessão da Câmara, pelo vereador e ex-secretário do Meio Ambiente, Odair Dias (Pros).

“Dia 22 inicia o rebaixamento, com média de dois centímetros por hora. Levará em torno de três dias, é algo inédito na represa, que tem 71 anos”, afirmou.

Odair explicou que com o rebaixamento, todo o aguapé (macrófitas) é desidratado. “A CPFL vai fornecer equipamentos e a prefeitura vai entrar com a mão de obra. A retirada é manual”, explicou.


De acordo com o vereador, 35% do espelho d’água da represa estava coberto de aguapés há um ano. Hoje, diz, esse número varia entre 8% e 9 %. “Depois do deprecionamento teremos menos de 1%”, afirmou.

Odair ressaltou que os aguapés são uma defesa natural e que se proliferam pela concentração de fósforo e nitrogênio que existe no local, concentrados no esgoto.

Ele fez um alerta aos moradores da região das orlas, para limparem o fundo dos seus imóveis. “Porque quando rebaixar, imagine só o tanto linear que a água vai retrair. Cada um precisa fazer um pouco”.

Após o rebaixamento, gradativamente, de acordo com a vazão, será feita a recomposição e a represa voltará a ter o nível normal, conforme explicou Odair. (Fonte: Jornal Todo Dia)

9 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS