• Notícia FM

Americana tem veto ao retorno em 100% das escolas estaduais

Pais e alunos de todas as 40 escolas estaduais de Americana rejeitaram a volta às aulas presenciais neste ano letivo. As pesquisas foram concluídas na quinta-feira (29), segundo o diretor regional de ensino da região, professor Haroldo Ramos Teixeira. Decreto de 29 de setembro permite a volta das aulas em escolas estaduais e particulares a partir de terça-feira (3) desde que com aprovação de 35% dos pais.

“No momento, não há interesse das escolas estaduais de Americana de retomar a aula presencial”, afirmou. Na região coberta pela diretoria de ensino, que inclui Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, dez escolas estaduais já retornaram as aulas presenciais. Os dois municípios seguiram o governo do Estado e deram autonomia a cada escola estadual para decidir pela volta desde 7 de outubro.

Segundo Haroldo, a experiência tem sido positiva. “A retomada está acontecendo de forma gradual, com prioridade no ensino médio regular e todas as outras séries podem participar com reforço e recuperação. Estamos bem devagar, com muita cautela, dentro das normas e protocolos”, disse.

São oitos escolas em Santa Bárbara e duas em Nova Odessa que retornaram com aulas de reforço e recuperação com foco em aulas de português e matemática. Mais cinco escolas de Santa Bárbara reiniciam as aulas na terça (3).

“Foi muito positiva a resposta dos alunos. Gostaram de poder voltar, e vão ganhar mais segurança com o tempo para retornar com mais tranquilidade. Nosso objetivo é que até o final do ano tenha mais alunos e irmos voltando aos poucos, com segurança”, encerra Haroldo.

De acordo com o governo do Estado, 11 das 26 escolas da rede estadual de Hortolândia e 18 das 36 de Sumaré retomaram as aulas presenciais. Oito de 34 voltaram em Santa Bárbara e duas de seis em Nova Odessa.

Assim, na região, 49 de 144 escolas voltaram as aulas presenciais, aproximadamente um terço, sendo que nenhuma das 40 de Americana atingiu o índice necessário para retornar.


ONDE VOLTA ACONTECE, APREENSÃO 

O Colégio Cristão Único, no Nova Americana, é uma das escolas particulares que estão entre as que voltam com as aulas presenciais. O resultado da pesquisa dos pais foi de 62%, quase o dobro do necessário. A advogada Camila Pilotto Galho, mãe de Mateus, de 8 anos, que está no 3º ano do ensino fundamental da escola, relatou a apreensão com o retorno.

“Estou muito apreensiva, para ser bem sincera. Com certeza os pais estão sofrendo mais que os filhos”, conta Camila. O ex-marido dela teve coronavírus e a família ficou em isolamento por 14 dias. O episódio serviu para Mateus compreender a situação. “Ele não queria aceitar que não podia ver ninguém, mas hoje entende, usa máscara quando necessário”.


Mateus diz que não está ansioso para voltar a estudar. “Ele disse que a única coisa boa é que vai voltar o dia do brinquedo e ele poderá brincar com os amigos, mesmo que seja um pouco distante”, conta a mãe.

Advogada, Camila voltou a trabalhar home-office recentemente e relatou a dificuldade de conciliar com as aulas online de Mateus. “Não dá para fazer chamada de vídeo com cliente com o filho pedindo ajuda na tarefa. Mas, mesmo assim, a sensação de impotência é gigante. Óbvio que eu gostaria de poder jogar tudo para o alto e ficar com meu filho para dar a ele o respaldo educacional necessário, mas não dá, tenho que trabalhar”. 


PELO MENOS 4 PARTICULARES PREPARADAS

Pelo menos quatro escolas particulares de Americana retomam as aulas presenciais nesta terça-feira (3). Decreto de 29 de setembro assinado pelo prefeito Omar Najar (MDB) permite a retomada das aulas presenciais em escolas estaduais e particulares desde que haja aprovação de 35% dos pais. As aulas da rede municipal seguem remotas até 2021.

Em 23 de outubro, a Secretaria de Educação de Americana informou que nove escolas particulares demonstraram interesse em retomar as aulas presenciais a partir do dia 3 de novembro e quatro delas já entregaram a documentação completa. A reportagem questiona desde quinta-feira (28) a atualização deste número, sem resposta.


O Colégio Moraes já havia atingindo os 35% necessário desde 10 de outubro e se prepara desde então para a retomada. A diretora pedagógica do colégio, Maressa Camargo, falou com a reportagem. “Estamos prontos. Todos os protocolos de segurança foram aplicados e aprovados. Nossos colaboradores passaram, nesta semana, por um treinamento sobre o protocolo de segurança de volta às aulas”, contou. Fonte: Jornal Todo Dia

2 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS