• Notícia FM

Benefícios das folhas e casca do limão

  • Auxilia na digestão: A nutricionista Thayana Kirchhoff explica que o suco de limão tem estrutura similar aos ácidos do estômago, o tornando capaz de estimular o organismo na produção de enzimas digestivas, além de estimular a produção de bile, fluido produzido pelo fígado responsável pela digestão de gorduras.

  • Melhora a aparência da pele: A nutricionista Thayana explica que devido a grande quantidade de antioxidantes, o limão ajuda na produção de colágeno, além de combater os radicais livres. Ela recomenda a ingestão diária de um copo de água com limão para uma pele mais viçosa.

  • Reduz riscos de câncer esofágico: "Quem sofre de refluxo gastroesofágico aumenta o risco de câncer esofágico devido à irritação crônica da mucosa. Neste sentido, ao controlarmos a alimentação, mantendo sempre uma boa digestão diminui as chances de a doença progredir para um câncer. Como o limão ajuda na digestão, podemos dizer que seu uso na prevenção de problemas de esôfago é importante", explica Thayana.

  • Melhora o humor: De acordo com a nutricionista, o intestino em equilíbrio favorece a produção de vários neurotransmissores que melhoram o humor. Então, é importante consumir alimentos que contribuem para bom funcionamento de todo o trato gastrointestinal. O limão ajuda a eliminar toxinas do organismo, melhora o funcionamento do fígado e estimula a boa digestão, fazendo com que todo o trato gastrointestinal trabalhe em harmonia. Havendo esse equilíbrio, é possível produzir serotonina adequadamente que junto a outros alimentos fontes de triptofano são capazes de melhorar o humor. O limão é uma peça chave para a saúde intestinal.

  • Ameniza a ansiedade: Com o intestino em equilíbrio, a serotonina é produzida em boa quantidade, o que consequentemente ajuda a diminuir a ansiedade. "Também precisamos de alguns nutrientes chaves que acalmam o sistema nervoso como por exemplo o magnésio. O limão, além de auxiliar no equilíbrio intestinal e produção de serotonina, também possui os minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Portanto, esta combinação é perfeita para acalmar os nervos", complementa a Thayana.

  • Diminui sintomas de doenças respiratórias: A nutróloga Paula Flecher afirma que indivíduos que consomem vitamina C, têm 70% menos chance de contrair doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite, do que aqueles que não o fazem. Além disso, em um estudo publicado na Revista The Lancet, baixas doses de vitamina C, em torno de 60 mg/dia, podem ser eficazes para a melhoria dos sintomas de infecções virais agudas do trato respiratório.

  • É um anti inflamatório natural: "Os principais nutrientes do limão são vitamina C, ácido cítrico, diversos bioflavonoides, vitaminas do complexo B, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibras. Tanto a vitamina C quanto a vitamina B5 encontradas no limão tem importantes propriedades anti-inflamatórias" exemplifica Paula.

  • Previne o mau hálito: A nutróloga afirma que algumas gotas de limão são capazes de estimular as glândulas salivares a produzirem mais saliva, mantendo a mucosa bucal lubrificada e reduzindo a halitose.

  • Acelera o processo de cicatrização do corpo: "O limão é rico em vitamina C, nutriente extremamente importante na cicatrização dos tecidos, especialmente na regeneração do colágeno da pele. Além disso, a vitamina C é o mais importante antioxidante do corpo e seu consumo evita o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce?, informa Paula.

  • Efeito anticancerígeno: "O limão contém 22 compostos diferentes com ação anticancerígena, incluindo o limoneno, um óleo que retarda ou paralisa o crescimento de tumores em animais, e glicosídeos de flavonol que param a divisão celular em células cancerosas", afirma nutróloga Tamara Mazaracki.

  • Alivia dores de dente e na gengiva: "Já que a inflamação aumenta a dor no organismo, todo alimento anti inflamatório tem a capacidade de amenizar a dor. O limão possui propriedades que combatem as bactérias e que agem como antissépticas, o que permite aliviar a inflamação e, assim, diminuir as dores no dente e na gengiva em pouco tempo", esclarece Thayana.

  • Previne o envelhecimento precoce: A nutricionista afirma que o consumo do limão além de estimular o colágeno, possui substâncias antioxidantes que melhoram a imunidade e prolongam a vida da célula. "Sabemos que o excesso de radicais livre gera doenças e morte celular, portanto, podemos afirmar que o consumo regular de limão auxilia na longevidade celular e previne o envelhecimento precoce se o indivíduo também adotar bons hábitos alimentares no geral. Mas não adianta por exemplo, tomar limão regularmente, ser sedentário e se entupir de açúcar. Um alimento sozinho não é capaz de fazer milagres no organismo", ressalta.

  • Melhora absorção do ferro: Thayana explica que o consumo do limão também é eficaz para auxiliar na absorção do ferro, isso acontece devido ao alto teor de vitamina C presente no limão.

  • Auxilia na prevenção de cálculos: Tamara explica que o ácido cítrico presente no suco de limão ajuda a dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins. Além disso, é eficaz para diluir e eliminar o ácido úrico, o cristal causador da gota. Pode auxiliar no controle da pressão arterial: De acordo com o nutricionista Carlos Cristovão, o limão contém potássio que ajuda a melhorar a contração e isso melhora a circulação sanguínea. Mas Carlos alerta ?Temos que tomar alguns cuidados, não podemos generalizar o uso desse alimento porque ele pode acabar sendo prejudicial à saúde por causa do excesso. Se a pessoa tem problema nos rins ou refluxo, por exemplo, isso já é descartado, não é interessante. Então tem que ter bom senso. Consumo e armazenamento

Não é somente a polpa do limão que é apropriada para o consumo, as folhas do limão também são recomendadas e contam com ótimos benefícios. "Pode ser utilizada para fazer chá e a folha também pode ser usada seca. A folha seca pode ser guardada, pois ela não estraga. O chá de limão é cítrico e tem uma boa quantidade de óleos essenciais que são benéficos para o organismo. A folha de limão ajuda em problemas gástricos, como gases e aumenta a imunidade a doenças. É bom pro sangue porque ela tem antioxidantes e um efeito ant-inflamatório que ajuda na irritação dos pulmões, então é aconselhado usar para quem tem problemas através de vias respiratórias", explica Carlos.

Segundo o nutricionista, o chá de limão é muito simples de preparar: "basta colocar água e algumas folhas de limão, uma média de 200 ou 300 ml de água fervente, tampar e deixar abafar. Aquele vapor que fica em cima da tampa é um óleo essencial. O ideal é deixá-lo cair de volta no chá, assim você pode tomá-lo sem adoçar, que seria o ideal, ou até mesmo adoçar com mel". Além das folhas, a casca do limão também é indicada para o consumo e é possível colocá-la em qualquer receita, geralmente como raspas. "Se puder dar preferência aos orgânicos é melhor, pois é mais saudável porque não tem química. Se não conseguir um alimento orgânico, o ideal hoje é higienizar antes do consumo, lavar os limões com água e sabão, fazendo uso de uma escova e deixar ele em média uns 15 minutos de molho na água com hipoclorito ou usar para cada 1L de água, uma colher de água sanitária e deixar o alimento imerso por 15 minutos. Depois, é só lavar bem de novo, para poder fazer o uso dessa casca", recomenda Carlos.

Assim como as folhas, a casca do limão também pode ser utilizada no preparo de chás e garante um aroma fresco e agradável. Além disso, o nutricionista afirma que a casca do limão tem diversos minerais, como ferro, cobre, magnésio, cálcio, zinco, vitaminas, carboidratos, gordura, lipídios e até proteína. "Ela também possui fibras que são importantes, tanto para a flora intestinal, quanto para constipação. Quando estamos com o intestino preso, acabamos usando como forma de ajudar o organismo a trabalhar melhor", recomenda.


As recomendações de armazenamento são simples. Carlos propõe que seja um local limpo e seco, onde não tenha nenhum tipo de umidade para que o limão dure mais à medida que vá amadurecendo. Outra boa solução do nutricionista é guardar na geladeira, pois assim ele pode durar um pouco mais. "Mas é o mesmo caso: ele deve ser guardado seco. Vale lembrar que se guardarmos o limão a 15º C, a durabilidade dele será de aproximadamente 4 meses, e isso é resfriamento, deixando-o guardado dentro da geladeira, não do freezer", explica Carlos.

8 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS