• Notícia FM

Codepasbo abre processo de tombamento de capelas em Santa Bárbara d'Oeste

O Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d´Oeste) abriu processo de tombamento de capelas, localizadas na zona rural do Município, para assegurar a preservação dos prédios históricos e da história da cidade. São elas: “Capela Santo Antônio”, no Santo Antonio do Sapezeiro; “Capela do Cemitério do Campo”, no Cemitério dos Americanos; “Capela Nossa Senhora dos Milagres”, na Usina Furlan; “Capela Nossa Senhora do Carmo”, da Usina Cillos; e Capela da Usina Galvão, na Fazenda Galvão.

A avaliação e aprovação da proposta ocorreram  na terceira reunião ordinária de 2020 do Codepasbo, promovida em junho, de forma online, como medida de proteção ao novo coronavírus (Covid-19). No encontro,  o presidente do Codepasbo, Evandro Felix Carneiro, secretário municipal de Cultura e Turismo, sugeriu promover o tombamento das Capelas da área rural do Município como um conjunto e destaca as Capelas da Usina Galvão; da Usina Cillos; da Usina Furlan e do bairro Santo Antônio do Sapezeiro. Destacou ainda a Capela do Cemitério dos Americanos, justificando que devem ser levadas as características históricas. O Conselho analisou a proposta sobre o ponto de vista da classificação de cada imóvel, sua localização e caracterização para serem incluídos no conjunto.


O presidente do Codepasbo informou, ainda,  que “existe um estudo, por parte do Conselho Municipal de Turismo, para o desenvolvimento de uma rota de Turismo Rural e Ecoturismo, para atender propostas do Plano Diretor de Turismo do Município e que o tombamento das capelas valorizará ainda mais o roteiro turístico”.


Na oportunidade, o conselho determinou ainda que seja iniciado o processo de levantamento dos proprietários para encaminhar as notificações.  O documento da abertura do processo de tombamento das capelas  foi encaminhado à Câmara Municipal e consta do Ementário da 31ª Reunião Ordinária de 2020.  A abertura do processo de tombamento assegura a preservação do bem, até final decisão, sendo que, qualquer alteração, remoção, demolição, destruição ou mutilação do edifício, objeto do processo de tombamento, somente poderá ocorrer após apreciação e deliberação dos membros do Codepasbo.


(Fonte: Jornal Diário SBO)

2 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS