• Notícia FM

Começam as convenções para escolha de candidatos às eleições

Começou ontem, 31 de agosto, e vai até o dia 16 de setembro o prazo para os partidos políticos realizarem convenções destinadas a escolher candidatos que disputarão as eleições municipais. Também nesse período poderão ser formadas coligações, apenas para o cargo majoritário (prefeito), já que estão proibidas as coligações proporcionais, conforme informações do site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

As datas foram definidas pela Emenda Constitucional (EC) 107/2020, que alterou o calendário eleitoral. A novidade deste ano é que as convenções poderão ser feitas por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

A Resolução TSE nº 23.609/2019, no artigo 6º, estabelece que a ata da convenção e a lista dos presentes serão digitadas no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), e até o dia seguinte ao da realização da convenção o arquivo gerado pelo sistema deverá ser transmitido, via internet, à Justiça Eleitoral. As normas sobre convenções para escolha de candidatos estão previstas na Lei nº 9504/97 (Lei das Eleições), nos artigos 7º ao 9º, observadas as alterações promovidas pela EC 107/2020.

Local

Em Santa Bárbara d´Oeste, os partidos têm se movimentado para a realização das convenções. O Diário ouviu alguns partidos sobre as datas dos eventos. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 15 de novembro.

O Podemos agendou a sua convenção para o dia 12 de setembro (sábado), às 13h. A convenção será presencial, em local a ser definido, seguindo todas as recomendações da Vigilância em Saúde, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

O pré-candidato a prefeito pelo partido é o ex-vereador e ex- presidente da Câmara barbarense, Fabiano Pinguim. O presidente do diretório da sigla é Adegas Júnior.

O PSD (Partido Social Democrático) marcou a sua convenção para o dia 14 de setembro. A convenção será também presencial respeitando todas as normas sanitárias e de distanciamento. O pré-candidato a prefeito pelo partido é o médico e vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José. O local e o horário estão sendo definidos pela sigla. Nesta data, também deve ocorrer à indicação do vice-prefeito. O partido deve apresentar chapa completa para vereador, ou seja, 29 candidatos. O presidente do diretório do partido é Paulo D´Elboux.

O PSL (Partido Social Liberal) planeja a sua convenção para o dia 10 de setembro. O pré-candidato a prefeito pelo partido é o comunicador Marcos Fontes. A sigla tem indicação do diretório municipal, para que o filiado o médico Dr. Abnadar Reis Filhos seja candidato a vice-prefeito. Marcos é também presidente do diretório local.

O PV (Partido Verde) irá realizar a sua convenção no dia 15 de setembro, às 19h30, no Recanto Colibri. O pré-candidato a prefeito pelo partido é o ex-diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e vice-prefeito Rafael Piovezan. O presidente do diretório local é o prefeito Denis Andia. No evento também serão escolhidos os candidatos ao cargo de vice-prefeito e vereadores.

O Partido dos Trabalhadores (PT) agendou a sua convenção para o dia 12 de setembro. Os detalhes serão definidos na próxima semana. Conforme informou Luis Vanderlei Larguesa, presidente do diretório municipal, a sigla no município pretende focar na chapa de vereadores nas Eleições de 2020. O partido não terá candidatura majoritária própria, ou seja, para prefeito e vice-prefeito, e a questão da coligação ainda não está definida.

O Solidariedade informou que a sua convenção será no dia 14 de setembro em horário e local a ser confirmado. O partido vai sair com chapa completa para vereador, com expectativa de eleger dois vereadores. A sigla pretende apoiar o médico Dr. José, pré-candidato a prefeito pelo PSD. O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) informou que está definindo a data e também demais questões.

A convenção do Avante será dia 12 de setembro. O evento deverá ser presencial, seguindo as normas e medidas de distanciamento e higiene. Segundo Denis Moraes, presidente do diretório municipal, o partido vai apoiar o Fabiano Pinguim para prefeito e possivelmente o vice será do Avante. (Fonte: Jornal Todo Dia)

4 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS