• Notícia FM

Consórcio PCJ compara estiagem atual com crise de 2014 e faz novo alerta

Mesmo com as chuvas desta semana, o Consórcio PCJ (das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) emitiu um novo alerta de emergência por causa do risco de desabastecimento de água na região. Já é o segundo em menos de dois meses. O volume de chuva 25% menor do que o ideal nesse ano até aqui afetou todas as cidades que fazem parte da bacia PCJ, de acordo com a entidade – que compara o cenário de estiagem atual ao de 2014, quando houve a crise hídrica. No último dia 07/11, o Consórcio PCJ enviou ofício aos municípios com orientações de enfrentamento à estiagem e sugestões de ações de contingenciamento, divididas em três graus de criticidade de atendimento do abastecimento de água: baixa dificuldade no atendimento de água ou fase verde, média dificuldade ou fase amarela, e alta dificuldade ou fase vermelha. Em cada uma das fases, medidas são recomendadas para amenizar os impactos à população e evitar uma possível interrupção do serviço de abastecimento. Numa eventual situação “vermelha”, por exemplo, a orientação é que as prefeituras elaborem decreto municipal com medidas para o controle dos desperdícios de água realizados pela população e “prevejam o direito à cidadania e ao uso prioritário dos recursos hídricos para o consumo humano e dessedentação dos animais”. “Algo que nós esperávamos, que eram chuvas, elas não ocorreram, ou ocorreram na ordem de 1,5 milímetro. Então fizemos o segundo alerta para que a sociedade realmente consuma dentro da normalidade, nem uma gota de água a mais (do que o necessário)”, explica Francisco Lahoz, secretário executivo do Consórcio PCJ. O documento atenta que, até o momento, as chuvas de 2020 estão 25% abaixo das médias históricas. Além disso, também vinham apresentando redução nas precipitações esperadas nos dois últimos anos. “A ocorrência do fenômeno ‘La Niña’, que esfria as águas do Oceano Pacífico e diminui as chuvas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, indicando uma tendência para esse ano de precipitações novamente abaixo do esperado”, aponta a entidade. A preocupação do Consórcio PCJ é que “um verão com menos chuvas pode diminuir a recarga do lençol freático e dos reservatórios de água, podendo reduzir ainda mais a disponibilidade hídrica dos mananciais das Bacias PCJ para 2021”.

NOVAS REPRESAS Em outubro, os Reservatórios do Sistema Cantareira registraram volume de armazenamento inferior a 40%, adentrando a faixa de alerta de operação dos reservatórios. E, de acordo com o PCJ, a situação é ainda pior para as cidades que não dependem do Sistema Canteira. O risco é faltar água para os moradores por causa da dificuldade em captação em rios e represas. Em Nova Odessa, por exemplo, uma das cinco represas do sistema municipal estava praticamente “seca” na semana anterior – ainda que a cidade não corra risco de desabastecimento neste momento, conforme salientado pela Coden Ambiental. Paralelamente, o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Governo do Estado informou que a construção da Barragem de Duas Pontes, em Amparo, continua paralisada por causa de uma decisão da Justiça Federal e que já recorreu. Sobre a Barragem de Pedreira, disse que as obras estão em andamento e devem ser concluídas em 2022. Ambas devem reforçar a disponibilidade hídrica no Rio Atibaia, que nasce no Cantareira e no qual cidades como Sumaré captam água bruta para tratamento e distribuição às suas populações. “O momento atual é de alerta. Estamos tendo precipitações muito baixas e uma primavera extremamente quente, batendo recordes de temperaturas altas, o que está pressionando o consumo. Portanto, temos aí uma junção de pouca disponibilidade e uma demanda forte, que pode baixar ainda mais nossas reservas de água e um fenômeno climático que pode comprometer a recarga dessas reservas para atender 2021”, finaliza o secretário executivo Francisco Lahóz.

1 visualização

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS