• Notícia FM

Covid-19: Campinas anuncia recontagem de mortes para inclusão de casos sintomáticos com PCR negativo

O secretário de Saúde de Campinas (SP), Carmino de Souza, afirmou que a cidade está recontando as mortes provocadas pelo novo coronavírus. Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (10), explicou que o Ministério da Saúde mudou critérios específicos para abranger pessoas sintomáticas, mas que testaram negativo no exame PCR, aquele que faz o diagnóstico da Covid-19 ativa no organismo.

"No dia 5 de agosto, quarta-feira passada, o Ministério mudou o critério de confirmação de casos, ampliando o conceito de Covid. [...] O novo critério inclui história clínica, informação radiológica compatível. Não são tantos que têm essa peculiaridade, mas a gente está revendo", explicou Souza.

Na última sexta (7), quatro das 19 mortes divulgadas já estavam neste critério. Eram três de junho e uma do início de julho. Nesta segunda-feira, o município atualizou novamente o número de mortes, e somou 809 vítimas. Os casos de moradores infectados são 21.345. Veja os pontos que passam a ser considerados:

Critério clínico: caso de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associado à anosmia (disfunção olfativa) ou ageusia (disfunção gustatória) aguda sem outra causa pregressa.

Critério clínico-epidemiológico: caso de SG ou SRAG com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas com caso confirmado para Covid-19.

Critério clínico-imagem: caso de SG ou SRAG ou óbito por SRAG que não foi possível confirmar por critério laboratorial e que apresente alterações tomográficas compatíveis com a Covid-19.

A prefeitura ressaltou que somente as mortes nas condições acima - e que deram negativo no exame PCR - serão integradas à lista. A mudança não afetará o número de casos positivos na cidade. Nesta segunda, Campinas teve o primeiro dia útil na fase 3 - amarela do Plano São Paulo. Com aglomerações nas ruas e no transporte, o prefeito Jonas Donizette ressaltou a necessidade de manter os cuidados e o distanciamento social.

O cartão do idoso, que garante gratuidade nos ônibus, não tem previsão para ser liberado. Pessoas dos grupos de risco devem continuar em isolamento doméstico. (Fonte: G1)

1 visualização

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS