• Notícia FM

Do início sob vaias às lágrimas no fim: qual é o próximo passo de Neymar depois desta temporada?

O corpo arqueado, as mãos sobre o rosto e os olhos cheios de lágrima. A imagem do choro de Neymar após a derrota para o Bayern de Munique foi um retrato simbólico da frustração do craque brasileiro com o desfecho para o Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões, mas também em relação a tudo o que ele passou numa das temporadas mais marcantes de sua carreira. Cujo futuro é constantemente motivo de especulações.

Depois do jogo, Neymar agradeceu o carinho dos fãs, parabenizou o Bayern e ressaltou que o PSG "lutou até o final". E esse último episódio na temporada não foi fácil. Dados da Uefa apontam que o atacante teve apenas uma finalização no gol, contra duas para fora. Acertou 62% dos passes (20 de 32). Foi o jogador que mais sofreu faltas: seis no total. Cometeu três e levou um cartão amarelo. Neymar terminou o seu terceiro ano pelo PSG com 27 jogos, 19 gols, 11 assistências e 2.385 minutos em campo. Contribuiu diretamente para 42% dos gols do time quando atuou (30 de 70), com uma participação a cada 79 minutos. No principal torneio, a Champions League, foram três gols e quatro assistências, em 585 minutos. Ele foi decisivo para 46% (sete de 15) dos gols quando jogou, um a cada 83,5 minutos. Uma temporada marcante, desde o início. O retorno dele ao Barcelona chegou a estar encaminhado, em junho do ano passado. Ele se reapresentou em 15 de julho ainda em meio a especulações de sua saída. O clube catalão só desistiu da contratação em 31 de agosto, último dia da janela de transferências, após a contraproposta do PSG.

A recuperação da lesão no tornozelo direito, a negociação com o Barcelona e a consequente situação indefinida no clube francês fizeram com que o craque perdesse os cinco primeiros jogos do time na temporada. Pior, geraram a insatisfação da torcida, que protestou na abertura da Ligue 1. Depois, o vaiou na reestreia dele contra o Strasbourg e exibiu uma faixa contra o pai do brasileiro. "Já joguei em vários estádios sendo vaiado. É triste, mas sei que a partir de agora será como jogar todo jogo fora de casa", declarou Neymar na ocasião. Ele marcou um golaço no dia. A relação foi melhorando com o passar das boas atuações. Ele fechou as cinco primeiras partidas com quatro gols. Só que veio a lesão na coxa esquerda no amistoso da seleção brasileira contra a Nigéria. Neymar perdeu seis jogos por causa disso, sendo dois pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Fora a suspensão que tinha a cumprir após insultos à arbitragem na temporada anterior. O retorno ao grande palco do futebol europeu só se deu na quinta rodada, no empate com o Real Madrid.

As lesões ao longo da campanha:

Lesão na coxa direita / 37 dias fora / 6 jogos perdidos

Traumatismo na costela / 13 dias fora / 4 jogos perdidos

Recuperado, o atacante teve uma virada de ano produtiva, com 11 jogos entre dezembro e o início de fevereiro, 11 gols marcados e 10 assistências. Mas por causa de dores na costela, ele foi preservado de quatro partidas em fevereiro. Tudo para estar 100% contra o Borussia Dortmund, pelas oitavas de final da Champions. Deu certo. Ele balançou as redes nos dois confrontos e ajudou a manter o PSG vivo no torneio.

Até porque não haveria Campeonato Francês para disputar. A liga foi encerrada no dia 30 de abril, e o PSG foi declarado campeão antecipadamente. De volta a Paris, o brasileiro teve apenas jogos decisivos pela frente. Primeiro foi a final da Copa da França, em que o atacante fez o gol da vitória sobre o Saint-Étienne. Uma semana depois, triunfo sobre o Lyon na Copa da Liga Francesa, nos pênaltis. Triplete nacional garantido antes da disputa da "Super Champions".

Mesmo sem marcar, Neymar teve atuações elogiadas em Lisboa, contra a Atalanta nas quartas de final, e contra o RB Leipzig na semifinal. O frisson na web causado pela classificação inédita para a decisão da Liga dos Campeões potencializou as discussões sobre as chances do brasileiro de ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa nesta temporada. O último capítulo na Champions já sabemos como terminou. (Fonte: Globo Esporte)

1 visualização

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS