• Notícia FM

Efeito coronavírus derruba pela metade venda de carros novos em Campinas no 1º semestre

Os impactos da pandemia do novo coronavírus atingiram em cheio o comércio de automóveis. Em Campinas (SP), os emplacamentos de carros novos caíram pela metade no 1º semestre. De acordo com a associação das concessionárias, Fenabrave, foram vendidos 5.787 de veículos de passeio entre janeiro e junho, contra 10.892 no mesmo período de 2019.

O economista e professor da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, destaca que a pandemia realmente foi um elemento condutor para a situação, mas que as incertezas do governo, principalmente com a falta de proteção às pessoas físicas e jurídicas, ampliaram as dificuldades do setor. "A economia sofreu duros golpes, com ausência de proteção adequada tanto para pessoa física quanto jurídica. Tem muita empresa que havia planejado investimentos, com renovação de frota, por exemplo, que se encontra numa situação muito difícil. A soma desses fatores aumenta a incerteza para aquisição de bens com alto valor agregado", pontua.Segundo Carvalho, os números demonstram a estagnação do setor, principalmente no período mais agudo da quarentena, entre os meses de março a maio. Em junho, houve uma leve melhora em relação aos meses anteriores, mas o total de vendas foi 76% do registrado no mesmo período de 2019.

"Existe aí uma armadilha estatística, já que parte dos carros emplacados em junho foram vendidos em maio. Quando analisamos o semestre, vemos o cenário melhor, mais claro", ressalta o economista.

Apesar de ser fruto de uma demanda represada, as vendas em junho serviram de alento e esperança para quem atua no setor. Gerente de vendas de uma empresa na região central, Wisley Ribeiro lembra que o fluxo pode ser um pouco melhor, uma vez que os Detrans ficaram fechados, o que impediu alguns emplacamentos.

"Tinha uma demanda represada, maio foi uma pequena retomada e junho um pouco melhor. Ficamos muito tempo fechados, mas vemos uma crescente, mesmo com a dificuldade", disse Ribeiro.(fonte site G1 Campinas)


3 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS