- Notícia FM
Escalda-Pés: saiba o que é, e como irá e ajudar
Prática comum desde a Grécia antiga, o escalda-pés é uma terapia simples, mas que pode acrescentar um enorme bem-estar ao seu cotidiano, especialmente quando você passa tempo demais em pé ou caminhando, o que exige um esforço extra dos membros inferiores.
No entanto, não é só para o corpo que o hábito de submergir os pés em água quente faz bem. A medida também ajuda a relaxar a mente, desacelerar e restaurar o equilíbrio emocional depois de um dia especialmente agitado. Saiba mais!
Afinal, o que é o escalda-pés?
O escalda-pés nada mais é do que uma prática milenar de relaxamento e limpeza das extremidades inferiores que traz benefícios para o corpo e mente.
A técnica consiste em manter os pés submersos em uma mistura de água bem quente com elementos como frutas, flores, sal e óleo essenciais, utilizados de acordo com os benefícios que se pretende obter.
O escalda-pés pode ser utilizado para aliviar sintomas da tensão pré-menstrual, de doenças como gripes e resfriados ou simplesmente para proporcionar uma sensação de bem-estar.
Conheça os principais benefícios do escalda-pés
1. Reduz o inchaço de pés e pernas
O escalda-pés ajuda a reduzir dores musculares e ativar a circulação sanguínea da região, o que diminui o acúmulo de líquidos que provoca aquela sensação incômoda de inchaço e desconforto característicos dos dias mais agitados.
2. Ajuda a relaxar e diminuir o estresse
Por falar em dias agitados, depois de correr de um lado para o outro para dar conta de todos os compromissos, nada como um escalda-pés para renovar as energias, regular a circulação sanguínea e oferecer aquela sensação quase instantânea de relaxamento.
3. Alivia dores em outras partes do corpo
Como os pés possuem cerca de 70 mil terminações nervosas que estão interligadas a outros órgãos do corpo, o escalda-pés, além de relaxar, pode ajudar a aliviar dores e desconfortos em outras regiões além de pés e pernas.
Aprenda a preparar um escalda-pés em casa
Além de oferecer diversos benefícios, a técnica do escalda-pés é bastante simples e pode ser feita em casa por qualquer pessoa. Confira algumas dicas:
sempre que for utilizar um óleo essencial na receita, misture-os primeiro em ¼ de xícara de chá de mel. A medida ajuda a dissolver o ingrediente e aumentar sua eficácia, já que o óleo não se mistura com a água;
escolha um balde ou bacia que acomode os pés com conforto e possibilite que as pernas fiquem submersas até a região dos tornozelos;
para garantir a eficácia, o escalda-pés deve durar entre 10 e 20 minutos;
encher o fundo da bacia com bolinhas de gude ou uma bolinha de fisioterapia ajuda a aumentar a sensação de relaxamento;
mantenha a água em uma temperatura entre 36°C e 40 °C;
se possível, escolha um ambiente tranquilo, com iluminação indireta e música relaxante, afastando-se de fontes de estímulo como celulares, computadores e outros eletrônicos.
6 receitas de escaldas-pés para você fazer ainda hoje
1. Para aliviar os sintomas da TPM
4 gotas de óleo essencial de lavanda
3 gotas de óleo essencial de gerânio
3 gotas de sálvia esclareia