• Notícia FM

Escalda-pés: saiba o que é e quais os benefícios

Se você tem sofrido com problemas com os pés, está na hora de conhecer os benefícios do escalda-pés! Esse é um tratamento muito antigo, que consiste na infusão de ervas medicinais na água para mergulhar os pés — prática muito utilizada por pedicures, por exemplo, que fazem uso do método para amaciar os pés.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo e saiba para que serve o escalda-pés, seus benefícios e algumas dicas básicas para fazê-lo em sua casa!


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ESCALDA-PÉS?


RELAXAMENTO E REDUÇÃO DE ESTRESSE

Os pés constituem uma parte do corpo humano que muito se desgasta; afinal, eles precisam nos sustentar enquanto caminhamos, corremos, ficamos muito tempo em pé ou sentados etc. Ao fim de uma rotina de trabalho, por exemplo, é natural que o seu nível de estresse esteja mais elevado — ao mesmo tempo em que seus pés estão “moídos”.

O escalda-pés é um excelente método para fornecer o relaxamento que você tanto necessita!


ALÍVIO PARA O CORPO INTEIRO

Você sabia que os pés possuem aproximadamente 70 mil terminações nervosas ligadas a cada órgão do corpo? Isso significa que o relaxamento dos pés pode influenciar no bem-estar e no tratamento de alguma dor e/ou lesão, seja qual for a região afetada.

Porém, antes de realizar qualquer procedimento, é imprescindível consultar o seu médico de confiança.


REDUÇÃO DO INCHAÇO NAS PERNAS

O inchaço indolor nos pés e nas pernas é um problema muito comum que tende a aparecer com a idade e, também, durante o período de gravidez. Esse inchaço ocorre devido ao acúmulo de líquido nos pés, tornozelos e pernas. Para amenizá-lo, o escalda-pés é uma ótima alternativa, pois o processo ativa a circulação sanguínea.


DE ACORDO COM ELLEN G. WHITE, EM SEU LIVRO A CIÊNCIA DO BOM VIVER:

A aplicação externa da água é um dos mais fáceis e mais satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tônico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros acalmam os nervos e equilibram a circulação.


COMO FAZER ESCALDA-PÉS NA SUA CASA?

Existem muitos meios de fazer um escalda-pés em sua própria casa, pois são várias as combinações de ingredientes que podem ser misturados na água, promovendo todos os benefícios do escalda-pés que mencionamos. Confira as nossas sugestões!


1. COM BOLAS DE GUDE

Lembra-se do primeiro benefício citado? Isso mesmo, o relaxamento! Para aliviar a tensão causada por um dia estressante, basta encher uma bacia com água morna, colocar um bom número de bolinhas de gude (um elemento de fricção que estimulará os pontos reflexos) e acrescentar algumas gotas de óleo com essência de lavanda.


2. COM PÉTALAS E SAIS DE BANHO

Em uma bacia mais larga e com água levemente aquecida, insira elementos de fricção (bolas de gude, feijão cru ou pedras de rio), adicione duas gotas de óleo essencial (menta e eucalipto) e, por fim, algumas pétalas de rosas — que perfumarão e amaciarão a pele.


3. COM ÓLEOS ESSENCIAIS

Fazer um escalda-pés com óleos essenciais é muito simples: separe o óleo essencial (alecrim ou lavanda), bolinhas de gude, sal grosso e uma bacia com água quente (até 37 graus).

Com a bacia cheia, coloque as bolinhas de gude e adicione duas gotas do óleo essencial. Em seguida, coloque os pés na água e acrescente o sal grosso. Ao concluir, basta enxugar os pés e, se possível, realizar uma rápida massagem.


4. ESCALDA-PÉS PRONTOS

Se você é uma pessoa mais prática, mas não quer abrir mão dos incríveis benefícios do escalda-pés, uma boa opção é comprar versões que já estão prontas para uso. O lado bom dessa história é que você tem várias alternativas no mercado atual, que geralmente vêm em sachês ou saquinhos que possuem ervar aromáticas e outros princípios ativos.


QUAIS CUIDADOS TOMAR AO FAZER O ESCALDA-PÉS?

Depois de saber para que serve o escalda-pés e conhecer seus benefícios, que podem ser excelentes para aliviar o estresse e a rotina presente no dia a dia, sobretudo de quem trabalha direto com calçados ou tem problemas físicos como os joanetes, chegou a hora de aprender que você pode fazer esse procedimento de qualquer maneira.

Confira abaixo alguns cuidados essenciais.


VERIFIQUE A TEMPERATURA DA ÁGUA

Um dos primeiros cuidados que você não pode deixar de tomar para experimentar os benefícios do escalda-pés é verificar a temperatura da água. Caso você não faça isso, o risco é acabar com queimaduras bastante incômodas, que podem ser das mais leves (de primeiro grau) ou até mesmo severas (de segundo ou terceiro grau).

Para isso, não tem muito segredo. Você pode checar antes de iniciar o processo, utilizando as próprias mãos e vendo se o calor está ou não em um nível suportável. Outra possibilidade é procurar um termômetro específico em lojas especializadas e, dessa forma, ter uma aferição ainda mais exata.


UTILIZE PRODUTOS DE QUALIDADE

Outro cuidado importante é utilizar produtos de qualidade para fazer o seu escalda-pés, especialmente se você for utilizar sachês prontos ou ervas aromáticas. O ideal é não correr riscos e comprar apenas em fornecedores de confiança ou, preferencialmente, em lojas especializadas nesse tipo de produto.

Se você usar artigos sem procedência, poderá correr o risco de acabar com alguma alergia ou incômodo, sobretudo entre os dedos. E, como a ideia central é relaxar, esses problemas não são nada bem-vindos.


SEQUE MUITO BEM OS PÉS

Não é novidade para ninguém que ficar com umidade na pele não faz nada bem e pode ser um fato desencadeador de alguns tipos de patologias ou infecções. Com o escalda-pés, a coisa não muda de figura e, depois de terminar o processo, é muito importante ter uma toalha para que a área fique muito bem seca.

Caso contrário, você pode acabar facilitando a colonização de fungos ou outros micro-organismos, predispondo incômodos como o famoso e temido pé de atleta.


NÃO EXAGERE NA ESFOLIAÇÃO

É muito comum que, ao fazer um escalda-pés, a pessoa faça junto uma esfoliação. Isso não é nenhum problema e, quando feita do jeito certo, pode ser uma excelente escolha, que ajuda a relaxar ainda mais e a tornar a área mais sadia. No entanto, é muito importante tomar cuidado para não exagerar e acabar tornando isso um problema.

O ideal é fazer não mais do que uma vez por semana, eliminando as células mortas e deixando a região mais hidratada. Sempre massageie com movimentos circulares e para cima, enxaguando bem e secando em seguida.

Então, o que achou dos benefícios desse método para a saúde? Gostou de aprender para que serve o escalda-pés? Então confira também nosso artigo sobre a relação entre os calçados e as dores nos pés!

3 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS