• Notícia FM

Queimadas: Raízen afirma que não pratica queima de cana e utiliza técnicas para o combate

Um foco de incêndio em canavial registrado na região do Bosque das Árvores na tarde de sabado (20), mobilizou uma equipe da empresa Raízen, para o controle das chamas, o que provocou várias reclamações de moradores das proximidades devido a problemas respiratórios, além do transtorno causado, conforme postagens em redes sociais.

A empresa Raízen, proprietária da área, foi contatada pelo portal SBNotícias e esclareceu que houve um foco de incêndio no local, e a equipe foi acionada com caminhão pipa para controlar o fogo e também utilizando a técnica “fogo contra fogo”, um dos métodos utilizados para o combate, fazendo  um cerco ao redor para ir de encontro ao foco e extinguir as chamas.Em nota, a Raízen informou que “monitora diariamente seus canaviais para prevenir e combater eventuais incêndios de origem desconhecida ou acidental, como é o caso daqueles provenientes de fogueiras e outras fontes - como cigarros, por exemplo - em áreas de grande circulação, principalmente próximas a cidades e rodovias”.

Confira na íntegra a nota enviada pela Raízen: “Preventivamente e em função do período de seca e falta de chuvas no município de Santa Barbara D’Oeste, a empresa intensificou os cuidados e aumentou a fiscalização em toda região, disponibilizando brigadas específicas com carros leves para alcançarem rapidamente os focos de incêndio, além da aquisição de novos abafadores e caminhões pipas dedicados exclusivamente a atender esta área, assim como vem realizando todos os sábados campanha de conscientização da população do município.

A empresa informa ainda que, quando necessário, utiliza das melhores técnicas para combater incêndios em seus canaviais e que possui brigadistas empenhados exclusivamente para agir nas mais diversas ocorrências em suas operações. A empresa esclarece que é parte integrante do PAME (Plano de Auxílio Mútuo Externo), sistema de cooperativismo entre empresas nas ações de grandes emergências.

Por último, a Raízen ressalta que não pratica a queima de cana e reforça que segue estritamente as diretrizes do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, o qual determina a eliminação do uso do fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo”.

OPERAÇÃO CORTA FOGO:


A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo está realizando uma campanha orientando a população sobre como ajudar a evitar acidentes que ameaçam matas e animais silvestres. Trata-se da operação Corta Fogo, que previne e combate ocorrências de incêndio florestal no Estado.(fonte site sbnoticias)


3 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS