• Notícia FM

Região de Campinas volta à fase laranja e anuncia reabertura do comércio em 27 de julho

O Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-VII) conseguiu obter taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em 78,3%. Sendo assim - abaixo de 80% -, foi reclassificado para a fase 2 - laranja do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo governo estadual na tarde desta sexta-feira (24).

Na cidade de Campinas (SP), a prefeitura informou que vai retomar o funcionamento do comércio com restrições a partir de segunda-feira (27). O prefeito Jonas Donizette (PSB) vai publicar no sábado (25) um decreto com regras para a reabertura, inclusive com permissão para igrejas.

Em relação ao restante do estado, houve, no geral, uma melhora nos números de casos, internações e mortes. Além da DRS-VII, outras duas regiões que estavam na fase vermelha também passaram para a laranja, e nenhuma região regrediu desta vez. A oitava quarentena em SP vai de 27 de julho a 10 de agosto.

A DRS-VII compreende 42 municípios. No caso das cidades de Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santo Antônio do Jardim, que pertencem à regional de saúde de São João da Boa Vista, também continuaram na fase laranja na atualização desta quinta-feira.

Retomada em Campinas

A cidade, que está há 32 dias com os serviços não essenciais fechados, chegou a 15.629 casos e 618 mortes por novo coronavírus nesta sexta.

A avaliação da prefeitura é que a cidade chega na fase laranja em melhor situação do que em 22 de junho, quando o Executivo decidiu fechar o comércio não essencial.

Secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza disse que o Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7) está com índices das fases amarela ou verde em quatro dos cinco critérios do Plano São Paulo. A fase laranja foi definida por conta da ocupação dos leitos de UTI Covid-19, que está em 78,3%.

No entanto, Souza pondera que a população tem que continuar com os cuidados necessários, como uso de máscaras, higiene rigorosa e proibição de aglomerações. "É fundamental que a gente mantenha os cuidados. Tudo que voltar vai ter que voltar com bastante cuidado". Reabertura do comércio

O secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, explicou que o decreto vai permitir a abertura das lojas de ruas e dos shoppings por quatro horas diárias. O horário de funcionamento será de 12h às 16h de segunda à sexta e de 9h às 13h aos fins de semana.

Todos os estabelecimentos devem funcionar com 20% da capacidade, além de seguir o protocolo de higiene e garantir álcool gel para funcionários e clientes.

Seguem proibidos de abrir para receber clientes os bares e restaurantes, salões de beleza, academias, teatro e cinema. No caso dos serviços de alimentação, as empresas podem funcionar com delivery e drive-thru.

Nos shoppings, que vão abrir de 16h às 20h, não poderão funcionar as atividades culturais e de lazer, praça de alimentação, serviços de vallet. As regras são semelhantes às usadas na reabertura que ocorreu entre 8 e 22 de junho.

"Os estabelecimentos que não cumprirem as regras estabelecidas ficam sujeitos a multa de R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra. E na terceira, o estabelecimento poderá ser fechado enquanto durar a quarentena", informou, em nota, a prefeitura. (Fonte: G1/Campinas)


165 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS