• Notícia FM

Setembro Amarelo: dicas para manter sua saúde mental em dia

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O Brasil, apesar de ser famoso pelo carnaval, futebol, calor humano e alegria é campeão de casos de depressão na América Latina. Aqui cerca de 11 milhões de pessoas sofrem com a doença. Esse número é o equivalente a quase 6% da população. É muita gente! Por isso é tão importante chamar a atenção da sociedade para manter a saúde mental em dia. Mas, aí surgem as dúvidas: de que forma podemos cuidar da saúde mental? Uma das formas é buscando alternativas de manter uma mente saudável. Por isso, separamos algumas dicas importantes 1) Conte com os Centros de Apoio

Se você está em dúvidas sobre seu estado de saúde, suspeitando que esteja em um quadro de depressão ou até mesmo se já foi diagnosticado com a depressão por um especialista, ou se apenas quer conversar para aliviar a mente, saiba que existem centros gratuitos que podem ajudar:

– O Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS é um deles! conveniados ao SUS, o CAPS realiza atendimentos em diferentes modalidades. Em Americana temos o CAPS 1, Arte & Vida, o CAPS i, Larissa de Almeida e o CAPS AD Nova Vida. Para o atendimento, são solicitados documentos de identificação, como o RG, o CPF, o cartão SUS, bem como o comprovante de endereço.

CAPS I Arte & Vida Rua Estevão Carlos Vicentini, S/N - Jardim Dona Rosa Horário de funcionamento: das 07:00 às 17:00 horas.

O acolhimento está sendo realizado às segundas, terça e quintas-feiras, período da tarde (13:00 às 16 horas), e às quartas-feiras, período da manhã (08:00 às 11:00 horas), atendendo 04 pessoas por período, em ordem de chegada.

Para a realização do acolhimento, é necessário comparecer com seguintes documentos: RG, CPF, CNS, comprovante de residência atualizado.

CAPS i Larissa de Almeida Rua Joaquim Pupo, sem número - Vila Dainese Horário de funcionamento: das 07:00 às 16:00 horas. Horário de acolhimento: das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 15:30 horas, de segunda, quarta, quinta e sexta feira. Não há acolhimento na terça-feira. Telefone: 3407-5010

CAPS AD (Álcool e Drogas) Avenida Cillos, n° 492 – Vila Pavan Horário de funcionamento: das 07:00 às 17:00 horas. Horário de acolhimento: das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas, de segunda, quarta, quinta e sexta-feira nos dois períodos. Na terça-feira, somente no período da tarde. Telefone: 3405-7595

- Centro de Valorização da Vida (CVV) que é preparado para realizar apoio emocional e prevenção do suicídio. O CVV atende voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, lembrando que tudo sob total sigilo, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O CVV realiza um trabalho incrível e para conhecer mais acesse www.cvv.org.br ou ligue 188. Para os fãs da tecnologia, que não desgrudam do celular temos boas opções também. Você sabia que já existem aplicativos que ajudam a manter sua mente saudável? Pois é, separamos dois Apps que vale a pena conhecer.

– Cogni: te dá opção para anotar sentimentos e variações de humor. Você pode entender seu padrão de comportamento, sabendo o que deixa feliz ou triste e aprendendo a trabalhar essas sensações. – Querida Ansiedade: possui várias opções, tem exercícios, meditações e até indicação de psicólogos para conversas online. Agora, pode ser que você não seja alguém que se enquadra em situação depressiva, mas tem muita vontade de ajudar quem sofre com isso. Você pode e deve contribuir com a saúde mental de amigos, parentes e pessoas que precisam de ajuda e para isso aqui vai algumas dicas bem legais: 1. Demonstre empatia

Aquele que sofre, muitas vezes tem dificuldade de se relacionar. Por medo de ser julgado, por insegurança em ser aceito, enfim, são muitos os motivos. Encontrar alguém que demonstre abertura e sem preconceito é um passo para que se sinta amado e acolhido. Portanto, ao invés de dizer “para de fazer drama”, diga “eu te amo e vou te ajudar”. Ter alguém que respeite a sua falta de esperança – ainda que sem compreender – é muito importante para que a pessoa comece a reverter sua situação.


2. Ouça sem julgar

Temos o péssimo hábito de julgar as pessoas a todo momento – como o olhar, com o pensamento, com palavras – Não o rotule como pessimista, mas afirme que tudo pode melhorar. O depressivo precisa de alguém que o enxergue com compaixão. O que essa pessoa precisa é ter ao seu lado alguém que a ajude a sair do estado de tristeza. Palavras duras só a empurram ainda mais.


3. Oriente sem discutir

Ouvir uma bronca é tudo o que uma pessoa em situação de vulnerabilidade não precisa. Há muitas maneiras de expressar algo, e palavras ditas com amor e mansidão podem surtir muito mais efeito do que as que são ditas com braveza. Enfim, você viu que são muitas opções, mas uma única certeza: não precisa esperar a doença acontecer para buscar ajuda profissional e nem para começar uma vida saudável. Manter-se saudável e fortalecido deve ser um objetivo diário!

Para saber mais sobre a Campanha Setembro amarelo acesse: https://www.setembroamarelo.com/ Do Jornalismo Notícia FM

11 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS