• Notícia FM

Temperatura chega a 40,4ºC e Campinas registra novo recorde de calor, diz Defesa Civil

Campinas (SP) registrou na tarde desta quarta-feira (7) um novo recorde de calor: 40,4ºC. De acordo com a Defesa Civil, a medição foi feita às 14h59 no termômetro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capivari - uma hora antes, às 13h59, a marca era de 40,3ºC.

Pelo segundo dia consecutivo, a metrópole ultrapassou a barreira dos 40ºC. A marca supera os 40,1ºC registrados, no mesmo ponto de medição, na terça-feira (6) e no dia 30 de setembro. A orientação do órgão é para que a população proteja-se do sol, procure locais arejados e mantenha-se hidratada. Recorde absoluto Tanto o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, que desde 1990 faz os registros da cidade, quanto o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que compila dados desde 1992, jamais registraram temperaturas elevadas como essa. A meteorologista Ana Ávila destaca, por exemplo, que no ponto de medição do Cepagri, o recorde histórico de temperatura também foi registrado nesta quarta, às 14h30, quando foi aferido 39,4ºC - a maior marca em 30 anos pertencia ao dia anterior, com 38,7ºC. "É difícil comparar diferentes pontos de medição, mas o do Cepagri ele registrou esse recorde absoluto com o termômetro à sombra, protegido, o que significa que quem está sob o sol, sente muito mais", diz.


Ainda segundo Ana, apesar da época ser típica de altas temperaturas, a onda de calor que atinge a região tem provocado medições históricas.

"Setembro, outubro e até o começo de novembro é o período mais quente do ano, historicamente. Mas essa, provavelmente, é a onda de calor mais intensa que estamos tendo. Está acima do que já registramos", destaca.

Mudança à vista?

De acordo com a meteorologista, há uma presença de uma frente fria no litoral do estado, que pode ajudar com um vento ou mesmo alguns pontos de chuva, mas a expectativa é que mudanças ocorram entre sexta e sábado, com a possibilidade de chuva em maior volume na região.

Fonte: G1

16 visualizações

NOTÍCIA FM

LIGOU, VIROU NOTÍCIA

Faz 40 anos que a Notícia FM é recebida pelos ouvintes em suas casas, 40 anos que a Notícia FM os acompanha no carro e no trabalho, com entretenimento, informação e boa música.

LINHA DO OUVINTE

19 3408.8080


Rua Rui Barbosa, 474 - Centro

13465-280 - Americana - SP

SOCIAL NOTÍCIA FM

Notícia FM 88,9      © 1980 - 2020      TODOS OS DIREITOS RESERVADOS